Centro de Estudos Pagu Unisanta

O Centro de Estudos Pagu Unisanta, em Santos, reúne cerca de três mil arquivos originais e digitalizados sobre Patrícia Galvão, a grande maioria inédita. Colabora assim para difundir para todo o País essa memória, da qual é o depositário.

O Centro foi fundado em 2005, pela escritora e presidente da Unisanta, Lúcia Maria Teixeira Furlani. Constitui-se de material resultante de pesquisa por ela iniciada em 1987, a partir de seu primeiro livro sobre Pagu, “Patrícia Galvão – livre na imaginação no espaço e no tempo” (Editora Unisanta, 1988), transformado depois em filme, em 2001, ganhador do prêmio Exu Jorge Amado, da Jornada Internacional de Cinema da Bahia (sob a direção de Rudá de Andrade e Marcelo Tassara), ao qual se seguiram obras como “Croquis de Pagu” (Unisanta/Cortez Editoras, 2004) e “Viva Pagu – Fotobiografia de Patrícia Galvão” (Imprensa Oficial e Unisanta, 2010). Deste último participa como coautor Geraldo Galvão Ferraz, filho de Pagu e de Geraldo Ferraz.

Contato

Sede: Universidade Santa Cecília – CEP Unisanta- Biblioteca Central. Rua Oswaldo Cruz, 277, 1º andar, Santos – SP. Telefone: (13) 3202.7180 / siga: @100anosdepagu

Direção

Lúcia Maria Teixeira Furlani – lucia@unisanta.br

Auxiliar de Pesquisa

Cláudia Busto – claudiabusto@unisanta.br