Trata-se de EH Pagu, Eh! de Ivo Branco

Eh.PaguEh_des

Trata-se de EH Pagu, Eh! de Ivo Branco

Filme de 1982, curta metragem, conta um pouco da trajetória de Patricia Galvão, a Pagu, musa da segunda dentição da Antropofagia,casada com Oswald de Andrade com quem teve o filho Rudá de Andrade, tradutora e jornalista na France Press, secretária de O Homem do Povo e A Mulher do Povo, que mantinha com Oswald de Andrade.

Criou também o jornal Vanguarda Socialista com Geraldo Ferraz e Mario Pedrosa. e trabalhou ainda em jornais como A Tribuna de Santos, onde colaborou com seu segundo marido Geraldo Ferraz, com quem teve o filho Geraldo Galvão Ferraz, o Kiko Ferraz. Presa na ditadura de Getulio Vargas por ser do PCB, Pagu permaneceu na cadeia por 5 anos e foi barbaramente torturada , sendo a primeira presa politica do Brasil.

O filme conta com a participação de Edith Siqueira como Pagu, além de fotos de época mostrando personagens como Luis Carlos Prestes, importante na trajetória de Pagu, pequenos trechos de suas falas, alguns de seus escritos e croquis e fotos de Pagu além de fotos familiares desde pequena até seus dois casamentos.

FICHA TÉCNICA
País: Brasil
Duração: 15′
Diretor: Ivo Branco
Produtor: Rebeca Mc Mello
Ano: 1982
TEMA: Biografia
Formato: HD
Montagem: Francisco Magaldi
Som Direto: Guga Bandeira
Fotografia: José Roberto Sadek
Pesquisas Fotográficas: Ivo Branco, Paulo Cesar DE Azevedo, Vladimir Sacheta
Prêmios:
Melhor Curta no Festival de Brasília 1982, Melhor Roteiro de Curta no Festival de Brasília 1982, Prêmio Estímulo da Secretaria de Estado da Cultura/SP 1982
Tags: antropofagia, ditadura, pcb
Esse filme também pode ser visto em curtadoc.tv