Documentário sobre Pagu conta com a pesquisa de Lúcia Teixeira

destaque

Documentário sobre Pagu conta com a pesquisa de Lúcia Teixeira

A biógrafa de Patrícia Galvão, a Pagu, e presidente do Centro de Estudos Pagu Unisanta (CEP), Lúcia Teixeira, concedeu entrevista na manhã da última quarta-feira, 8/04, para o grupo denominado “Berenice Filmes”, formado por alunos de Cinema e Audiovisual.

A entrevista de Lúcia e as pesquisas do grupo no CEP farão parte do documentário “As estações de Pagu”, que será apresentado em junho deste ano, como trabalho de conclusão de semestre e tem o objetivo de contar a história da vida pessoal de Patrícia Galvão.

“É muito gratificante receber jovens tão interessados e preparados para conversar sobre Pagu. O seu legado ainda é muito atual e nos faz refletir sobre muitos aspectos sociais e políticos em que vivemos até hoje. Ver o trabalho que desenvolvemos no CEP rendendo frutos e chegando até os estudantes e pesquisadores de todo Brasil mostra que estamos conquistando do nosso objetivo, que é de levar o nome desta mulher percursora a todos”, disse a biógrafa.

O documentário mostrará que Pagu por meio de suas poesias expressa sua própria subjetividade em diferentes momentos de sua vida, desde sua adolescência até seus últimos anos de vida, criando uma relação metafórica com as características das estações do ano: primavera, verão, outono e inverno. Ao mesmo tempo em que enfatiza a ligação de Pagu com Santos, cidade que um dia foi seu “refúgio”.

Com linguagem poética e imagens conceituais o documentário exibe as fases da vida de Patrícia Galvão, desde a estação primavera, fase de sua vida em que escrevia poesias alegres, quentes e sem ressentimentos; Até o inverno, estação em que se tornou uma pessoa cheia de arrependimentos e principalmente imersa em sua fria solidão.

Centro de Estudos Pagu Unisanta – Localizado em Santos, na Unisanta, reúne cerca de três mil arquivos originais e digitalizados sobre Patrícia Galvão, a grande maioria inédita. Colabora assim para difundir para todo o País essa memória, da qual é o depositário. Fruto da pesquisa de Lúcia, muitos outros trabalhos – teses, livros, exposições, peças de trabalho, audiovisuais – foram produzidos a partir do seu incentivo e do Centro Pagu Unisanta.

Deixe um comentário